facebook_pixel Bairro do Flamengo: arquitetura reúne tradição e modernidade - Cema Imobiliária
< VOLTAR Bairro do Flamengo

Bairro do Flamengo: arquitetura reúne tradição e modernidade

10/09/2021

Bairro do Flamengo: arquitetura reúne tradição e modernidade

O bairro do Flamengo é sempre um motivo a mais para falarmos sobre morar bem na zona sul do Rio e fazer as melhores escolhas em imóveis, seja para alugar, comprar ou vender. Esta semana, destacamos algumas super dicas para quem circular pelo bairro: #cematourpeloflamengo. Na lista de destaque de hoje, a protagonista é a arquitetura presente nesse bairro que reúne tradição e modernidade.

 

E para complementar, não deixamos de relembrar que tudo o que é necessário para deixar um bairro completo, o Flamengo oferece: escolas, museus, cinemas, supermercados, papelarias, farmácias, academias, floriculturas, etc.  Dos novos aos tradicionais bares e restaurantes, como a churrascaria Majórica, Lamas, Brou, Belmonte, e os conceituados Paris Gastrô e o Paris Bar estruturados na linda Casa Julieta de Serpa, entre muitos outros. 

 

Arquitetura no Flamengo

 

Agora, um pouco mais sobre a arquitetura que deixa o bairro do Flamengo ainda mais cheio de charme e história. Prédios localizados na Praia do Flamengo se destacam pelos detalhes que vão do estilo eclético à art déco e assinaturas de renomados arquitetos como  Joseph Gire, responsável pelo tradicional Edifício Praia do Flamengo, construído em 1925 e também autor de outros ícones da arquitetura carioca, como o Copacabana Palace e o Hotel Glória.

 

Outro edifício localizado no bairro do Flamengo que merece destaque é o Castelinho do Flamengo. De acordo com a wikipidia, o prédio foi “originalmente concebido pelo arquiteto italiano Gino Copede em 1916 e finalizado em 1918 para se tornar a residência do comendador Joaquim da Silva Cardoso e de sua esposa Carolina. Atualmente é um centro de cultura, com uma videoteca que dispõe de mais de 1 500 títulos em acervo e de catorze cabines individuais para vídeo e tevê a cabo”. 

 

Confira a lista dos principais edifícios que marcam a história do bairro do Flamengo e consequentemente do Rio de Janeiro e que merecem ser admirados ao circular pela região:

 

Edifício Biarritz - Praia do Flamengo, 268

Em estilo art déco, o prédio foi projetado pelo arquiteto Henri Paul Pierre Sajous e Auguste Rendu, em 1940. Tombado em 2000.

 

Edifício Seabra - Praia do Flamengo, 88

O Palais Seabra ou Edifício Seabra foi projetado por Mario Vodret, em 1931. O tombamento foi em 1995. 

 

Tabor Loreto - Praia do Flamengo, 244 

Projetado pelo mesmo arquiteto do Biarritz, Henri Sajous, o Edifício Tabor Loreto também apresenta estilo art déco. Foi construído nos anos 40 e tombado em 2000. 

 

Edifício Praia do Flamengo - Praia do Flamengo, 116 

Foi construído em 1925 pelo renomado arquiteto Joseph Gire, autor de Copacabana Palace e do Hotel Glória. O prédio apresenta estilo eclético e o tombamento aconteceu em 2008. 

 

Castelinho do Flamengo - Praia do Flamengo, 158 

O famoso "Castelinho", foi projetado pelo arquiteto e engenheiro Francisco dos Santos, em 1916. O prédio foi tombado em 1986.

 

Para complementar todas essas possibilidades e motivos para conhecer e até mesmo escolher um imóvel para viver no bairro, o Flamengo se tornou um  bairro cada vez mais valorizado para investimentos imobiliários, uma vez que conjuga ao seu espaço urbano, ao Aterro do Flamengo - pela sua beleza natural, dimensões e variedade de espécies nativas e exóticas.

 

 Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos (as)

 

Fontes: Wikipdia e O Globo

 

Leia tambem

Cinco dicas Cema para se tornar um Corretor de Imóveis especializado e de sucesso
Bairro do Flamengo 03/09/2021
Cinco dicas Cema para se tornar um Corretor de Imóveis especializado e de sucesso

Confira dicas para iniciar bem a carreira de Corretor de Imóveis e traçar suas metas profissionais de sucesso.

Já conhece o bairro do Flamengo? Confira as dicas #cematoupeloflamengo
Bairro do Flamengo 20/08/2021
Já conhece o bairro do Flamengo? Confira as dicas #cematoupeloflamengo

Relembramos alguns dos principais motivos para escolher o Flamengo para morar e desfrutar do que há de melhor na região. 

Opção por imóveis em bairros arborizados pode promover mais bem estar e valorização do seu imóvel
Bairro do Flamengo 06/08/2021
Opção por imóveis em bairros arborizados pode promover mais bem estar e valorização do seu imóvel

O bairro do Flamengo, localizado na zona sul carioca, pode ser um bom exemplo. A região concentra grande número de árvores em toda a sua delimitação