facebook_pixel 6 Dicas para quem vai alugar um imóvel pela 1ª vez - Cema Imobiliária
< VOLTAR Dicas para alugar

6 Dicas para quem vai alugar um imóvel pela 1ª vez

24/05/2021

6 Dicas para quem vai alugar um imóvel pela 1ª vez

Se organizar, definir a região que gostaria de morar - conhecê-la - saber exatamente quais são suas necessidades e planejamento financeiro, são alguns dos pontos que você precisa ter bem definido ao escolher o imóvel que deseja alugar.

Então, se está pensando em iniciar um processo de locação de imóvel pela primeira vez, já comece se informando com as dicas que separamos para você. Garantimos que já pode ser um ótimo começo. Confira!

 

1. Custo de vida
 

Seu planejamento deve incluir não só grandes despesas como aluguel, condomínio e IPTU, mas também vale a pena pesquisar opções e preços  de serviços na região onde deseja se estabelecer: como mercados, restaurantes, academias e farmácias. Dentre todas as opções que o bairro oferece, saiba as que melhor se encaixam em sua planilha de custos.

 

2. Pesquise sobre como funciona a vida no bairro
 

Pesquisar sobre as comodidades que o bairro oferece pode ser um ótimo começo. Um bairro que indicamos para você, aqui na zona sul do Rio, é o Flamengo. Blog Cema. São muitas as dicas, curiosidades, histórias e oportunidades interessantes na região. 

 

Dica extra: use os App a seu favor. Coloque seu novo endereço na busca e encontre todas as lojas e serviços disponíveis no entorno.#dicascema

 

3. Transporte e mobilidade na região
 

Transporte – Procure se informar sobre todo o transporte disponível para atender às necessidades da sua rotina. A prioridade é o uso de transporte público? É importante saber como eles se integram e quais as suas necessidades. Se possui carro próprio, que tal avaliar a necessidade de mantê-lo? O local escolhido possui garagem? São questionamentos que devem compor o checklist

 

4. Planeje a sua chegada ao novo imóvel


Acredite, planejar a mudança não se resume a contratar uma empresa de mudança e pronto — vai um pouquinho além disso. Verifique se alguns serviços essenciais já estão habilitados e, se possível, faça antes de entrar no imóvel. Inclua na lista: Água, luz, gás e internet. TV à cabo também pode fazer falta! Uma sugestão, é fazer um check list com todos os itens que você considera essenciais no seu dia a dia.

 

5. Conservação do local e vistoria
 

Logo que escolher o seu imóvel, verifique não somente a aparência, como pintura e acabamento, mas os funcionamentos hidráulico e elétrico, por exemplo. 

 

6. Formalização do Contrato de Locação
 

Não deixe de exigir a formalização de um contrato. Esse documento é responsável por formalizar o acordo entre você e o locador e dar garantia às duas partes, caso o que foi combinado e vistoriado não seja cumprido. Por isso, que o mais indicado, é sempre optar por uma imobiliária como a Cema  que trabalha com uma equipe de corretores especializados para auxiliar na formalização e garantias contratuais. Para complementar, reúna e organize os documentos necessários para alugar um imóvel.

 

 

 

Leia tambem

Proprietário e Inquilino: Confira os documentos exigidos para alugar um imóvel
Dicas para alugar 19/04/2021
Proprietário e Inquilino: Confira os documentos exigidos para alugar um imóvel

Você sabe quais os documentos necessários para a formalização de um contrato de locação com segurança e proteção para ambas as partes, durante o período de vigência do mesmo? Listamos tudo para você. Confira!

Está pensando em alugar um apartamento? Confira 6 dicas que você precisa verificar neste momento
Dicas para alugar 26/03/2021
Está pensando em alugar um apartamento? Confira 6 dicas que você precisa verificar neste momento

Dicas de quem conhece tudo de locação podem fazer toda a diferença para não se arrepender depois. Confira as dicas da equipe Cema para você.

Locador e Inquilino: conheça as regras e exceções sobre multa contratual de locação
Dicas para alugar 08/03/2021
Locador e Inquilino: conheça as regras e exceções sobre multa contratual de locação

Tem dúvidas sobre multas, dicas e orientações quando o assunto for contrato de aluguel? Desconhece as regras e exceções? Confira tudo aqui no Blog.