×

Para proprietários

Tem duvidas sobre valorização de imóveis? Confira nossas dicas

Tem dúvidas sobre valorização de imóveis? Para entender melhor o potencial de valorização de um imóvel, ou seja, o quanto o valor do bem aumenta em relação ao seu preço inicial, listamos 3 dos principais fatores que podem influenciar consideravelmente nisso. Aqui no Blog Cema, a ideia é essa, você ficar cada vez mais bem informado sobre o mercado imobiliário, suas vantagens e possibilidades.

 

Assim, segue um resumo que vale ouro quando o assunto é a busca de imóveis com potencial de valorização.

 

A primeira avaliação é a mais simples de todas, para saber se o imóvel que gostaria de comprar tem chances de valorizar, se atente principalmente às características da região em que ele se encontra. Se atenderá às necessidades do dia a dia, se há oferta de serviços essenciais como bancos, mercados, farmácias e hospitais; e de serviços de lazer, como restaurantes, clubes, shopping centers e parques ou praças com áreas verdes.

 

Procure ainda pesquisar e acompanhar o noticiário sobre o bairro, principalmente em relação à segurança na região. Acompanhar os principais indicadores de metro quadrado na região, além de visitas periódicas em sites de venda de imóveis, para acompanhar a movimentação, pode ser uma boa também. Um bairro que concentra todas essas características e pode ser um ótimo exemplo para você, é o bairro do Flamengo, localizado na zona sul carioca.

 

Confira ainda outras 3 Dicas que podem contribuir para ampliar os conhecimentos sobre valorização imobiliária.

 

Localização

 

A localização é o fator mais importante de valorização do imóvel, pois está ligado ao planejamento urbano e ao potencial de desenvolvimento do bairro ou cidade. No Rio de Janeiro, por exemplo,  a Zona Sul é considerada o ponto mais nobre. Entre outros motivos, pela proximidade do mar, floresta da Tijuca, transporte público integrado e diversificado, segurança, além da gama variada de serviços, etc.

 

Mercado

 

Mesmo que a sua casa esteja em excelentes condições, na melhor localização e com reformas em dia, o número de outras propriedades à venda, ou para alugar no bairro pode afetar o valor do seu imóvel. Em um mercado com poucos compradores, mas muitas residências, os valores caem exponencialmente.

 

Condições do imóvel

 

Aqui a avaliação também é simples e direta: vaga em garagem, vista aprazível e elevadores são exemplos de critérios a se considerar na hora de avaliar o valor de uma unidade.

As boas condições do imóvel também costumam atrair mais compradores: qualidade do material utilizado em pisos e acabamentos em geral; ventilação natural e artificial (ar condicionado nos cômodos); iluminação e decoração valorizam o imóvel, e eliminam a necessidade de grandes reformas. 

Se está localizado em um condomínio – sobretudo se a taxa mensal for alta –, avalie a qualidade da estrutura comum, como academia, piscina, salão de festas e o cuidado com a manutenção e limpeza das áreas.

 

Documentação

 

Dica essencial: analise a documentação. Imóveis regularizados e com impostos em dia tendem a se valorizar no mercado. Propriedades com dívidas ou em processo de regulamentação, como em disputas familiares em herança ou terrenos sem escritura, por exemplo, ficam depreciados.

Gostou das dicas do nosso Blog? Continue nos acompanhando. Toda semana você pode se informar sobre esse mundo imobiliário que amamos!

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!