×

Dicas para comprar

Mercado imobiliário tem números recordes na zona sul do Rio de Janeiro

 

Números batem recorde em relação aos últimos 10 anos. Contrariando o esperado desde que o ano de 2020 se tornou totalmente atípico, as vendas de imóveis residenciais na Zona Sul carioca cresceram 30% somente no mês de novembro – comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Prefeitura do Rio. Os números mostram, ainda, que nos últimos 3 meses, entre setembro e novembro, as vendas acumularam alta de 16% na mesma região. 

 

Uma das explicações para essa crescente está na redução das taxas Selic (2,25% ao ano), patamar mais baixo da história, e de crédito imobiliário. 

 

Para imóveis com valor acima de R$1,5 milhão, a redução da taxa Selic, sem dúvida, é fundamental para o expressivo aumento no setor. A baixa dos juros contribui para investidores retirarem seus investimentos de aplicações que não estão rendendo, e apliquem no mercado imobiliário como forma de proteger seu patrimônio, além da possibilidade de aumentar a rentabilidade de seus recursos. Imóveis sempre são um porto seguro em cenários de instabilidade econômica.

 

Já para o segmento mais popular, a redução da taxa de crédito imobiliário tem mais peso para o aumento das vendas. O crédito SBPE, origem dos depósitos de poupança, caiu 2 pontos percentuais, foi de 8,5% para 6,5% – tendo em vista um financiamento de 30 anos, a prestação reduz expressivamente. Sem contar que para cada ponto percentual que a taxa de juros do crédito imobiliário cai, aumenta em 1 milhão o número de famílias que entram com capacidade de renda para adquirir um imóvel.

 

Outra explicação está na mudança de comportamento da população durante a pandemia e isolamento social. De acordo com a pesquisa “A influência do coronavírus no mercado imobiliário brasileiro – 3ª Onda”, realizada pelo DataZAP, do Grupo ZAP, a busca por imóveis aumentou 21% desde o início da pandemia no país.  O estudo demonstra que o desejo por um novo imóvel tem ligação direta com o atual cenário. Sete em cada dez entrevistados disseram que morar em um imóvel com ambientes mais divididos passou a ser muito importante.

 

Além disso, 60% das pessoas passaram a considerar importante viver em espaços com vista livre e varanda, e que estejam próximos a comércios e serviços. Como é o caso do Flamengo, considerado um dos bairros mais completos da zona sul carioca. 

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!