×

Bairro do Flamengo

Locação: descubra quanto e o metro quadrado do imóvel no Flamengo

Você decidiu alugar o seu apartamento ou está à procura de um imóvel para locação e quer saber o valor do metro quadrado? O importante nessa hora é reunir as informações mais relevantes antes de sair a campo: verificar os preços de mercado; cotações nas ferramentas online disponíveis; e contar com uma imobiliária de sua confiança, que vai ajudar a encontrar o imóvel ideal ou o inquilino certo, verificar toda a documentação e garantir uma transação de forma ágil e segura. Clique aqui e confira todas as oportunidades de locação de imóvel no Flamengo e arredores pela Cema Imobiliária.

 

Há algumas alternativas para calcular o preço do metro quadrado para aluguel. Um deles é o Índice FipeZap de Locação Residencial. Trata-se de um indicador com abrangência nacional que acompanha os preços de venda e locação de imóveis no Brasil. Segundo a FipeZap, a capital fluminense, que tem um dos metros quadrados mais caros do país,  foi a única que teve um recuo no preço médio do aluguel residencial nos últimos 12 meses – queda em julho de 2020 (-0,40%).

Há ainda aquelas regras básicas para chegar a um valor aproximado da locação, como aplicar entre 0,5% e 1%, ao mês, sobre o valor de mercado do imóvel. Método simples e prático, mas sujeito a variações, pois um mercado aquecido para vendas nem sempre é o mesmo para locações de imóveis, e vice versa.

A melhor recomendação continua sendo recorrer às corretoras especializadas em bairros e regiões, que têm a temperatura exata da localidade e os principais indicadores de mercado para chegar ao valor do metro quadrado ideal.

O consultor imobiliário Rodrigo Cavalcanti é um especialista em imóveis comerciais e residenciais na Zona Sul. Segundo ele, o preço de uma locação está ligado ao preço de venda do imóvel e as taxas.

 

A rentabilidade de um imóvel alugado, por exemplo, chega a ser superior ao que uma aplicação no banco oferece, por exemplo. Além da região, localidade e infraestrutura, o preço do metro quadrado para locação sofre influência direta do valor de condomínio.

Locação em boas mãos

 

E as vantagens de contar com uma corretora para alugar o seu imóvel vão muito além do cálculo do metro quadrado. Uma das funções da imobiliária é garantir segurança e comodidade aos processos de aluguel, de intermediar a relação e garantir os direitos e deveres de ambas as partes, além de atuar em caso de inadimplência, um dos principais temores dos proprietários.

 

Se você tem um imóvel para alugar no Flamengo e arredores e quer fugir das armadilhas e riscos, pode contar com a experiência e a tradição da Cema Imobiliária.

 

Clique aqui e entre em contato conosco. Contamos com uma equipe especializada para fazer a melhor avaliação do seu imóvel e sugerir melhorias para você ter maior rentabilidade e segurança com a locação. 

 

Sobre os direitos e deveres 

 

A Lei do Inquilinato, nº 8.245/91, é a responsável por regulamentar o mercado de aluguel comercial e residencial com o objetivo de normatizar as relações e evitar conflitos nos processos de locação. É recomendável conhecer a legislação. Os pontos principais da Lei do Inquilinato abordam aspectos importantes, como contrato, despejo, desocupação, multas, direitos e deveres do proprietário e do inquilino, fiança, garantias e quebra de contrato.

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!