×

Bairro do Flamengo

Já conhece o bairro do Flamengo? Confira as dicas #cematoupeloflamengo

São muitos os motivos para considerar o bairro do Flamengo um dos melhores bairros para morar na zona sul do Rio de Janeiro. Além das características geográficas, de bem estar e serviços, a região concentra uma infinidade de oportunidades em compra, venda e locação de imóveis de diferentes estilos e valores. Além disso, como já evidenciamos aqui, apresenta particularidades ambientais, como arborização em toda a sua delimitação e a presença do Parque do Flamengo em seu entorno, o que contribui muito para valorização dos imóveis na localidade.

Vamos enumerar particularidades do Flamengo que vão desde as estruturas arquitetônicas, mobilidade, serviços, bem estar e o lifestyle que estar a alguns metros do maior parque urbano do mundo oferece, o Aterro do Flamengo.

Para quem está chegando no Blog agora, relembramos alguns dos principais motivos para escolher o Flamengo para morar e desfrutar do que há de melhor na região. Para complementar, confira em nosso perfil no Instagram, @cemaimobiliaria, uma seleção de imagens com #cematourpeloflamengo. Imagens e vídeos ilustram um pouco mais sobre esse bairro que ocupa um lugar especial na zona sul do Rio de Janeiro.

 

Comércio e serviços 

 

Há poucos bairros na zona sul onde o morador pode contar com tanta oferta de serviços como no Flamengo: oferta de farmácias, padarias, academias, lojas de suplementos, lavanderias, alfaiates e costureira, sapateiro e até oficina mecânica, só para citar alguns. Tudo se resolve nesse bairro, até educação infantil, com diversas escolas particulares tradicionais nas redondezas.

 

Mobilidade

Localizado em um ponto estratégico na cidade, o Flamengo é uma verdadeira ‘mão na roda’ para quem não quer perder tempo em transporte. E você que escolhe o modal: se quer ir de Metrô (abriga uma estação do metrô bem no núcleo do bairro), de ônibus (há uma vasta opção de linhas de ônibus nas ruas internas ou pelo Aterro), bicicleta (ciclovia na orla liga os principais bairros vizinhos) e até de avião (o Aeroporto Santos Dumont está praticamente dentro do bairro). Isso sem deixar de citar a facilidade para utilizar os aplicativos de transporte particular ou os tradicionais táxis.

 

Lazer

 

Um parque de um milhão de metros quadrados, que liga botafogo ao Santos Dumont, é cereja do bolo de quem mora no Flamengo. Conhecido como Aterro do Flamengo, o lugar é um convite a passeios e atividades ao ar livre, sendo o maior parque urbano do mundo. Aos domingos e feriados, quando se interditam as duas pistas, o aterro se torna um programa incrível para toda família: caminhadas, bicicleta, skate (há uma pista próximo à Glória), patins ou até futebol e basquete nas diversas quadras. 

 

Arquitetura

 

Aqui na Cema apreciamos cada detalhe de um imóvel, principalmente quando a história já começa pela do lado de fora – pela fachada. Assim, que tal relembrarmos esses edifícios icônicos aqui do bairro Flamengo, projetados nas décadas de 1920 e 30?

     Edifício Biarritz – Praia do Flamengo, 268

Em estilo art déco, o prédio foi projetado pelo arquiteto Henri Paul Pierre Sajous e Auguste Rendu, em 1940. Tombado em 2000

           
   Edifício Seabra – Praia do Flamengo, 88

O Palais Seabra ou Edifício Seabra foi projetado por Mario Vodret, em 1931. O prédio de estilo eclético e fachada cinza traz vários adornos, como lampiões e uma gárgula. No interior, a decoração tem influência mourisca. O tombamento foi em 1995.

Tabor Loreto – Praia do Flamengo, 244

Projetado pelo mesmo arquiteto do Biarritz, Henri Sajous, o Edifício Tabor Loreto também apresenta estilo art déco. Foi construído nos anos 40 e tombado em 2000.

Edifício Praia do Flamengo – Praia do Flamengo, 116

Foi construído em 1925 pelo renomado arquiteto Joseph Gire, autor de Copacabana Palace e do Hotel Glória. O prédio apresenta estilo eclético e foi tombamento em 2008.

Castelinho do Flamengo – Praia do Flamengo, 158 

O famoso “Castelinho”, onde hoje funciona o Centro Cultural Oduvaldo V. Filho, foi projetado pelo arquiteto e engenheiro Francisco dos Santos, em 1916. O prédio foi tombado em 1986.

Fonte: O Globo –

https://oglobo.globo.com/rio/cinco-predios-tombados-no-bairro-do-flamengo-15117728

 

Gastronomia

 

Dos mais simples com comida de boteco aos mais tradicionais, como o Lamas e o Majórica, passando pelos temáticos (massas, orientais e árabes), o bairro tem restaurantes para todos os gostos – e bolsos. A sugestão é: caminhe pelo bairro e conheça as inúmeras opções gastronômicas.

Gostou da #DicasCema? Compartilhe com o amigo e continue acompanhando as sobre imóveis para alugar ou comprar no Flamengo aqui.

 

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!