×

Decoração

Harmonia e beleza: confira dicas de plantas para apartamentos

Quem mora em apartamento pode achar difícil cultivar plantas em casa, seja pela falta de sol ou de espaço. Cada vez mais em alta na decoração, elas proporcionam diversos benefícios para o ambiente. Muitas contribuem para a purificação do ar, outras equilibram a energia, o fato é que todas trazem uma certa leveza e muito estilo para o ambiente onde estão.

Com a vida cada vez mais urbana, as plantas em casa são um respiro e ainda ajudam a nos conectar com a natureza e a relaxarmos. 

Vamos conhecer 5 tipos de plantas que podem ser mantidas em seu apartamento e deixar os ambientes mais cheios de harmonia e beleza?

Espada de São Jorge

Muito tradicional na jardinagem, a Espada de São Jorge é ideal para apartamentos. Por ser compacta, ter as folhas compridas e retas, elas ocupam pouco espaço e podem ser cultivadas em vasos menores. A incidência de luz não é um fator determinante para seu crescimento, elas gostam de luz, mas resistem bem a ambientes mais escuros. A irrigação é simples, no inverno pode ser feita a cada 10 dias e, nos meses de verão, uma vez por semana é suficiente. A Espada de São Jorge é muito eficaz na filtragem do ar, além de ser considerada uma planta mística, capaz de equilibrar as energias do ambiente. 

Samambaia

Antes tida com uma planta antiquada, hoje está bastante em alta na decoração. As Samambaias gostam de ambientes quentes e úmidos, o que faz do Rio de Janeiro um local ideal para cultivá-las. A iluminação indireta é a ideal para elas, não sendo recomendado deixá-las expostas ao sol, ou seja, perfeita para apartamentos. Uma dica bem importante, essas plantas não são fãs de vento, portanto o ideal é colocá-las longe de janelas e até mesmo do ar-condicionado. Como as Samambaias gostam de umidade, o solo deve estar sempre molhado, assim, se você mora em um local mais quente, faça a rega com mais frequência. O importante é sempre observar a umidade do solo, mas não é para deixar a terra encharcada, ok? Sabia que as Samambaias também limpam a energia do ambiente? Vamos apostar nessa planta para deixar tudo bem equilibrado! 

Palmeira-ráfia

Se você quer um pouco mais de volume na sua decoração com plantas, a Palmeira-ráfia é a escolha ideal! Essa planta tem porte médio, mas não precisa de um vaso muito grande para crescer. A Palmeira-ráfia gosta de meia luz, portanto o ideal é posicioná-la em um local com menor incidência de sol. Com relação à rega, de uma maneira geral, deve ser feita a cada 15 dias, mas a melhor maneira de entender se ela precisa de água é colocando a mão na terra. Se o solo estiver seco, é o momento de regar. A incidência de vento também não faz bem para a planta, portanto o ideal é deixá-las longe dos aparelhos de ar-condicionados e janelas. Sem dúvida a Palmeira-ráfia vai trazer muito estilo para sua casa! 

 

Lírios da paz

Mais uma planta considerada mística, os Lírios da paz são perfeitos para serem cultivados em apartamentos, pois não gostam de sol. Eles são muito versáteis e podem ficar na sala, cozinha, quartos ou até mesmo no banheiro. Acredita-se que eles também sugam as energias ruins das pessoas e ambientes. O solo dessa planta precisa ser úmido, mas assim como o das Samambaias, não deve ser encharcado. A rega ocorre normalmente de 3 a 4 dias, mas cheque a umidade com as mãos antes. Uma dica é borrifar água nas plantas. Você pode cultivá-lo em arranjos menores ou vasos maiores. Se quiser ousar um pouco, faça um jardim vertical com eles, fica lindo! Para que as plantas cresçam mais fortes e bonitas utilize adubo orgânico no solo a cada 6 meses. As plantas brancas combinadas com as folhas verdes brilhantes com certeza trarão um charme para sua casa.

Cactos 

Uma das principais tendências do uso de plantas na decoração, os cactos são muito utilizados na decor industrial. Seja em pequenos vasos ou até em grandes tamanhos, eles trazem muito estilo para seu ambiente. Pode até não parecer, mas os cactos precisam de água, sabia? A rega deve ser feita com cuidado e normalmente de 15 em 15 dias, você pode borrifar um pouco de água também. Eles suportam bem a luz do sol, então não precisa se preocupar com isso. Pelo menos uma vez no mês é importante adubar o solo, assim eles crescem com mais vitalidade. Cuidar dos cactos é importante, mas eles são um pouco independentes, então não exagere nos cuidados. 

 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o uso de plantas em apartamentos, o que acha de ler nosso post sobre os estilos de decoração que estão em alta?

 

Com essas dicas, temos a certeza de que sua casa vai ficar ainda mais bonita e com um visual cheio de leveza e boas energias!

Gostou do nosso blog? Então continue nos acompanhando! 

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!