×

Para proprietários

Garantia de locação: descubra a melhor forma de alugar seu imóvel no Flamengo

Quem procura um imóvel para alugar no Rio certamente já cresceu os olhos sobre o Flamengo, um dos bairros mais atrativos da Zona Sul para se viver. Além da qualidade de vida e do vasto leque de serviços e lazer, o bairro possui imóveis variados, atendem a diferentes tipos de público. Na Praia do Flamengo, área nobre, encontra-se prédios antigos e clássicos, com apartamentos amplos e bem divididos. Em outras partes do bairro, encontramos também prédios mais modernos, com apartamentos menores e pensados sob medida para pequenas famílias e pessoas que moram sozinhas. Tem para todo mundo e nós, que somos especializados no bairro, sabemos como encontrar o que melhor atenda você.

 

Mas para fechar o contrato, qual é a melhor modalidade de garantia de locação? Na Cema, trabalhamos com o diálogo. Então os apartamentos podem ser alugados mediante garantia de fiador, cheque ou depósito caução, título de capitalização ou qualquer forma que seja acordada e aceita entre proprietário e inquilino.

 

Listamos aqui as cinco modalidades mais comuns para tirar suas dúvidas sobre garantia de locação. Confira:

 

Fiança 

 

Ainda é a modalidade mais conhecida e mais tradicional. O fiador deve ser indicado pelo locatário, e será corresponsável pelo pagamento do aluguel, assim como por quaisquer outros encargos e responsabilidades que estejam no contrato em caso de inadimplência do inquilino. Geralmente, deve ser proprietário de imóvel já quitado e localizado na mesma cidade. Muitas vezes, entretanto, o locatário não tem alguém que possa que atenda às exigências para ser fiador, por isso outras modalidades de garantia locatícia vêm ganhando popularidade.

 

Seguro Fiança 

 

É a segunda garantia mais usada depois do fiador. Como previsto na Lei do Inquilinato, o locatário pode contratar, de seu própio bolso, os serviços de uma seguradora, que será responsável pelo pagamento do aluguel em caso de inadimplência. O seguro custa, em média, de 1 a 2,5% do valor do aluguel por ano e pode ser parcelado dependendo da seguradora escolhida

 

Título de Capitalização

 

Nesta modalidade, o inquilino compra um título de capitalização em seu nome  no momento da assinatura do contrato, e este título fica vinculado à locação. Ao término do contrato, se tudo estiver em dia, ele resgata o título com correção. Caso contrário, o título é sacado pelo proprietário para cobrir o prejuízo. Havendo sobra de recurso, o dinheiro será sacado pelo locatário.

 

Depósito caução

 

O inquilino deposita o equivalente a três meses de aluguel numa poupança aberta em nome do proprietário. Se o dono do imóvel, ao final do contrato, não devolver o dinheiro, poderá ser processado. Se o pagamento estiver em dia, ao final do contrato, o inquilino saca o dinheiro corrigido. ​Como ocorre no título de capitalização, se houver uma dívida menor do que o valor do depósito, o proprietário ficará com o valor desse prejuízo e o restante será devolvido ao locatário.

 

Carta de fiança

 

A carta de fiança funciona no mesmo modelo da garantia locatícia por fiador, com a diferença de que, neste caso, o fiador é uma instituição financeira ou banco, que fica responsável por arcar com as dívidas do locatário no caso de inadimplência. Assim, o banco do inquilino apresenta um documento que garante a cobertura dos custos do proprietário, com um valor máximo de indenização. Como acontece com o seguro aluguel, o locatário precisa arcar com os custos para adquirir a carta, valor que pode ser parcelado.

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!