×

Para proprietários

Esta pensando em vender um imóvel e não sabe por onde começar? Confira as dicas Cema para otimizar o processo

Se você pensa em vender seu imóvel e ainda tem muitas dúvidas sobre a melhor forma de anunciá-lo, ou sobre a importância de uma imobiliária no processo, das documentações, etc, saiba que existem pontos-chave para fechar um bom negócio e otimizar o processo de maneira simples e segura. Para te auxiliar nessa iniciativa, selecionamos algumas dicas que podem ser um ótimo começo para organizar cada fase e para que a venda do seu imóvel seja um sucesso. Caso tenha outras dúvidas sobre esse assunto, a nossa equipe da Cema pode esclarecer tudo para você. Confira as #DicasCema, abaixo:

1. Esteja com os documentos em dia e em mãos 

Ter todos os documentos e contas em dia é imprescindível para a garantia de um bom negócio;

Verifique se existem pendências financeiras, como taxas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ou se o imóvel está regularizado judicialmente (sem disputas legais por herança ou penhora); 

Reúna e tenha em mãos toda documentação necessária. Isso tornará a transferência na escritura muito mais rápida – ponto super positivo na decisão dos futuros proprietários. 

2. Fotografias bem feitas podem aumentar as chances de valorização do seu anúncio 

Atualmente, já que uma parte substancial dos anúncios de imóveis é feita on-line, outro ponto crucial é produzir boas fotografias do imóvel.

Você não precisa ser fotógrafo profissional ou ter um equipamento técnico para conseguir fotos de boa qualidade. Basta ter uma câmera ou um smartphone que produza imagens em alta resolução (disso não dá para abrir mão). 

Separamos aqui cinco dicas quentíssimas para você mesmo fotografar seu imóvel e torná-lo mais atraente para o mercado imobiliário. Invista nas fotos do imóvel! 

 

 3. Descrição do imóvel

Mesmo com as fotos do imóvel feitas de maneira impecável, é extremamente importante que o máximo de características dos espaços sejam descritas no anúncio.

Principalmente detalhes que não são visíveis nas fotos, como: metragem dos cômodos, funcionamento da portaria, infraestrutura do condomínio, número do andar, proximidade do metrô e taxas extras.

 

3. Limpeza e pequenas reformas 

Investir em pequenas reformas e melhorias deixam o ambiente mais acolhedor e atrativo na hora de encontrar um comprador.

Fazer pequenos ajustes em pisos e peças de banheiros e cozinha que talvez tenham se desgastado pelo uso de um inquilino ou até mesmo pelo dia a dia familiar é importante;

Revisar e renovar partes hidráulica e elétrica do imóvel também é algo relevante para incluir na lista;

Paredes com pintura nova, de preferência em cores neutras, são sempre bem vindas;

Um imóvel bem conservado tem mais probabilidade de ser vendido rapidamente e ainda reduz as chances de grandes contrapropostas, então, mesmo que tenha que investir um pouquinho antes da venda, pode fazer muita diferença no momento de conclusão da negociação.

4. Negociação e Organização de visitas ao imóvel

Reservar um tempo da rotina para as negociações de venda do imóvel também é importante, as conversas e análises das propostas e contrapropostas recebidas são fundamentais e às vezes requerem um tempinho a mais no seu dia.

Lembre-se, consolidar uma estratégia de venda é também de grande valia:  ter uma margem para sua negociação, definir o valor mínimo e o valor ideal que está disposto a vender seu imóvel. Ouça o que o comprador tem a oferecer e quais as suas necessidades. 

Sobre as visitas ao imóvel, dê preferência  para agendá-las  quando o imóvel estiver totalmente desocupado, se não for possível , deixe o ambiente organizado, claro e arejado. Horários em que os outros moradores estejam ausentes são preferíveis.

5. Opte por uma imobiliária que trabalhe com corretores especializados

Por mais que a internet ofereça um universo de possibilidades, você pode também apostar no ambiente “offline” para aumentar as chances de vender seu imóvel mais rapidamente. 

Outro ponto relevante para o processo de venda de imóvel é contar com os serviços de imobiliárias que trabalham com corretores de imóveis especializados, como os que compõem a nossa equipe aqui na Cema. Eles podem se dedicar a realizar um trabalho específico para  você, bem como mapear as melhores oportunidades. Além de enxergar possíveis perfis e indicar especificamente seu imóvel para determinado comprador. 

Além disso, as imobiliárias também hospedam sites próprios nos quais anunciam os imóveis, então atinge os dois públicos de qualquer forma. 

Gostou das nossas #DicasCema? Já pode salvar e começar a organizar os documentos para a venda do seu imóvel. Garantimos que será um sucesso se iniciar seguindo esse passo a passo.

 

 

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!