×

Dicas para alugar

Esta pensando em alugar um apartamento? Confira 6 dicas que você precisa verificar neste momento

Quando pensamos em alugar um apartamento, logo começamos a imaginar como pode ser bom vivenciar a rotina de um novo bairro e de um novo ambiente para morar, não é mesmo? Seja um apartamento alugado porque vai se casar, por estar deixando a casa dos pais, ou por necessidade de morar em outra cidade para trabalhar. Diante dessas inúmeras possibilidades, algumas dicas de quem conhece tudo de locação podem fazer toda a diferença para que você não se arrependa da escolha. 

 

Localização

Viver em uma localização que apresente fácil acesso aos serviços essenciais de comércio e mobilidade pela cidade são fundamentais na hora de optar pela locação de um novo imóvel. Um exemplo que sempre gostamos de lembrar é o do bairro do Flamengo, considerado um dos bairros mais completos da zona sul carioca. A localidade integra um comércio variado, meios de transporte público integrados, como ônibus e metrô para as principais localidades da cidade; além do Aterro do Flamengo, museus e outras opções culturais, educacionais e gastronômicas. O bairro apresenta ótimas opções de locação e vendas (link p site) de imóveis também.

 

Conforto e segurança

Pesquisar sobre como é a segurança do bairro também pode ser incluído na lista. Verificar o índice de criminalidade e  a rotina do bairro podem contribuir e muito para uma decisão assertiva na hora da locação No caso de apartamentos, se possível, optar por portaria 24h e sistemas de monitoramento. A proposta é sempre priorizar segurança e conforto na hora da locação.

 

Tamanho do imóvel

O espaço para acomodar a família, o cachorrinho, e as atividades e rotinas de cada um também contam, e muito. Afinal, manter a proposta de conforto é essencial. É importante  lembrar de avaliar os espaços e ambientes que cada morador precisa para realizar suas atividades diárias, principalmente nesses  tempos de pandemia, em que o home office se tornou uma realidade nos lares do país e do mundo.

Além disso, “colocar na balança” se você realmente necessita de um imóvel mais amplo ou mais compacto. Essa avaliação é importante porque inclui a organização, a limpeza e seu tempo para a execução das tarefas domésticas. Mas claro, se a ideia é sempre receber os amigos ou se a família gosta de se reunir (pós-pandemia) um imóvel amplo ou com área externa, pode ser uma boa opção.

Iluminação

Podemos afirmar que um imóvel que recebe a luz solar faz toda diferença na valorização do espaço. Optar por um apartamento bem iluminado é um dos pré-requisitos para ter aconchego e bem-estar onde mora. 
 
A luz solar, além de reduzir a necessidade de instalação de muitos pontos de energia pelo local, deixam os ambientes mais claros. E para quem gosta de cultivar umas plantinhas, é sempre bem-vindo!

 

Despesas

Assim como para todos os investimentos que fazemos, e uma locação não deixa de ser, o planejamento de custos com as despesas que acompanham o processo de locação é fundamental. Colocar na ponta do lápis os valores totais do condomínio e do IPTU também precisam ser contabilizados. #dicacema

 

Estrutura do imóvel

 

É muito importante verificar as instalações elétricas do imóvel e o funcionamento de descargas, chuveiros e tomadas. Se achar necessário, até contratar o serviço de um profissional é aconselhável.

 

Contrato

 

Não deixe de exigir a formalização de um contrato. Esse documento é responsável por formalizar o acordo entre você e o locador e dar garantia às duas partes, caso o que foi combinado e vistoriado não seja cumprido. Por isso, que o mais indicado, é sempre optar por uma imobiliária como a Cema (link para o site) que trabalha com uma equipe de corretores especializados para auxiliar na formalização e garantias contratuais. 

 

Confira o que não pode faltar em um contrato de locação:

 

dados das partes
garantia
endereço de imóvel
valor do aluguel
quais taxas serão cobradas
data de vencimento
cláusula de rescisão
vistoria
multas
data
assinaturas das partes
 

 

 

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!