×

Decoração

DIY “do it yourself” – Dicas para voce mesmo pintar sua casa

Como você sabe, nós adoramos decoração, dicas e tudo o mais que possa deixar a casa ou o apartamento com mais personalidade e aconchego. Nesse momento de pandemia que muitos estão passando mais tempo em casa com a família, filhos, companheiros (as) ou mesmo sozinho (a), deixar os ambientes da “home” mais interessantes e harmônicos tem feito muito mais sentido e se tornado cada vez mais habitual. 

Com isso,  termos como o  “DIY” ou “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”, estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, por meio de tutoriais e passo a passo disponíveis na internet.

Aproveitamos essas possibilidades e compartilhamos com vocês algumas dicas interessantes para quem está pensando em dar uma nova cor ou até mesmo fazer uma limpeza básica nas paredes de casa. Vamos falar sobre os materiais que são indicados tanto para a pintura em si, como dicas para manter os móveis, pisos e objetos de decoração protegidos dos respingos de tinta que podem ocorrer durante a nova empreitada. Afinal, a ideia é facilitar o trabalho de “marinheiro (a) de primeira viagem” e, claro, chegarmos a resultados animadores e de super orgulho das novas habilidades adquiridas. Confira as dicas, abaixo.

Materiais

Para realizar a pintura em casa ou no apartamento você vai precisar de espátulas, rolo de tinta  e pincel, escada para chegar aos pontos mais altos do ambiente, lona para proteger o piso e móveis, luvas e um pano úmido para ir limpando o pó que for caindo da parede ao ser lixada.

Definir a cor

Para a cor do ambiente, caso deseje pintar algumas paredes de cores diferentes, opção que está super em alta, a dica é testar a cor em uma pequena área para ter certeza de que é a tonalidade que escolheu pelo catálogo, uma vez que a tinta pode se diferenciar ao ser aplicada na superfície da parede. Às vezes a ideia é deixar a casa com mais leveza, com um tom de lilás e quando aplicada fica um rosa “Barbie”, aí é melhor testar antes!

Pintura

– Para começar, o primeiro passo é lixar a parede;

– Em seguida, conferir os buracos e tapar com massa corrida;

 – Deixar a superfície uniforme para receber a tinta, é fundamental para o sucesso da empreitada;

– Começar pelo teto é o mais indicado;

– Se programe para pintar cada parede de uma vez só e os acabamentos dos cantinhos e rodapés;

– Aguarde secar cada demão para seguir com as próximas. O indicado pelos profissionais são duas ou três demãos. 

Limpeza

Vale incluir nesse processo, a limpeza final do ambiente, um pano úmido com água e detergente neutro para limpar a sujeira do chão e cantinhos do ambiente, sacos de lixo para desfazer de todo a cobertura utilizada como lonas e papelões. Se tiver utilizado tinta à base de solvente, o Thinner deve ser incluído na lista.

 

Se animou a programar a pintura da sua casa ou do apartamento com as nossas dicas? Agora não tem mais desculpas. É só colocar a mão na tinta e se divertir também.  “do it yourself” com as dicas Cema!

 

 

 

 

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!