×

Bairro do Flamengo

Descubra curiosidades e bons motivos para morar no bairro Flamengo

Conhecer a história e as possibilidades de viver bem e com qualidade no bairro que escolhemos para morar é muito importante, concorda? Por isso, selecionamos algumas curiosidades e informações sobre um dos bairros que consideramos mais completos e é referência em qualidade de vida na zona sul carioca: o Flamengo.

 

Uma das principais diferenciais do bairro é ter em sua estrutura urbana o Parque do Flamengo, também conhecido como Aterro do Flamengo – que nós amamos! Um parque de um milhão de metros quadrados e mais de 11 mil árvores de 190 espécies nativas e exóticas, mais de 4 mil Palmeiras e mais de 50 variedades dessas Palmeiras. Além disso, o Flamengo concentra grande número de árvores em toda a sua delimitação, o que contribui para um clima mais ameno no alto verão carioca, para o paisagismo nas ruas e para deixar a região ainda mais bonita.

 

Cabe ressaltar também, que é atribuído ao Parque do Flamengo um dos principais motivos de valorização e atração de empreendimentos imobiliários para essa região, a partir do final do século XIX, devido à essa diversidade presente na natureza que compõe o local e às possibilidades de lazer oferecidas.

 

Entre os inúmeros pontos positivos do bairro: a sua localização estratégica, nos limites dos bairros Botafogo, Catete e Glória  e da proximidade com o Centro da Cidade e o Aeroporto Santos Dumont também podem ser valorizadas. Sem deixar de lembrar da vista para um dos principais cartões postais do Rio: O Pão de Açúcar.

 

 Comércio, Arquitetura, tradição e modernidade

 

Tudo o que se procura, o bairro oferece: escolas, museus, cinemas, supermercados, papelarias, farmácias, academias, floriculturas, etc.  Dos novos aos tradicionais bares e restaurantes, como a churrascaria Majórica, Lamas, Brou, Belmonte, e os conceituados Paris Gastrô e o Paris Bar estruturados na linda Casa Julieta de Serpa, entre muitos outros. E para quem estiver com um tempinho de sobra, duas super dicas: o Tacacá do Norte e o melhor açaí da cidade, e a comida árabe na Rotisseria Sírio Libanesa, ambas no vizinho Largo do Machado.

 

A arquitetura da região não poderia ficar fora dessa lista. Confira alguns exemplares que deixam a região ainda mais cheia de estilo:  

 

Edifício Biarritz – Praia do Flamengo, 268

Em estilo art déco, o prédio foi projetado pelo arquiteto Henri Paul Pierre Sajous e Auguste Rendu, em 1940. Tombado em 2000.

 

Edifício Seabra – Praia do Flamengo, 88

O Palais Seabra ou Edifício Seabra foi projetado por Mario Vodret, em 1931. O tombamento foi em 1995. 

 

Tabor Loreto – Praia do Flamengo, 244 

Projetado pelo mesmo arquiteto do Biarritz, Henri Sajous, o Edifício Tabor Loreto também apresenta estilo art déco. Foi construído nos anos 40 e tombado em 2000. 

 

Edifício Praia do Flamengo – Praia do Flamengo, 116 

Foi construído em 1925 pelo renomado arquiteto Joseph Gire, autor de Copacabana Palace e do Hotel Glória. O prédio apresenta estilo eclético e o tombamento aconteceu em 2008. 

 

Castelinho do Flamengo – Praia do Flamengo, 158 

O famoso “Castelinho”, foi projetado pelo arquiteto e engenheiro Francisco dos Santos, em 1916. O prédio foi tombado em 1986.

 

Transporte 

Localizado em um ponto estratégico na cidade, o Flamengo abriga uma estação do metrô bem no núcleo do bairro. Até o centro da cidade, por exemplo, a viagem não leva mais do que 10 minutos. Isso sem falar das linhas de ônibus em direção ao Centro da cidade a outros pontos da Zonas Sul ou Norte. Sem falar da proximidade do Aeroporto Santos Dumont, uma vantagem e tanto para quem pega a ponte-aérea. E não faltam pontos de táxis para aquele transporte rápido. Ou seja, um bairro de deslocamento fácil e a um custo acessível de transporte.

 

Ou seja, se temos uma dica de um bairro na zona sul do Rio que seja super completo, com tudo à disposição na porta de casa, é o Flamengo.  Assim, se você está procurando imóvel para alugar ou comprar, o Flamengo é o lugar ideal. Acesse aqui e confira em nosso site as melhores opções para você morar nessa região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!