facebook_pixel Descubra como a adoção de alternativas sustentáveis têm deixado os imóveis cada vez mais valorizados - Cema Imobiliária
< VOLTAR Dicas para Comprador

Descubra como a adoção de alternativas sustentáveis têm deixado os imóveis cada vez mais valorizados

05/06/2021

Descubra como a adoção de alternativas sustentáveis têm deixado os imóveis cada vez mais valorizados

Aqui no Blog Cema uma das nossas prioridades é trazer informações, tendências e atualizar você sobre o mercado imobiliário. Sempre priorizando os detalhes e a qualidade de vida. 


Na Semana do Meio Ambiente não podíamos deixar de ressaltar a importância das opções por construções sustentáveis e imóveis alinhados às questões ambientais. E com elas, a nossa responsabilidade com a natureza, enquanto cidadãos e também como construtores  e protagonistas de um desenvolvimento urbano e imobiliário sustentável.


Para começar, reafirmamos o crescimento do interesse por imóveis que privilegiam alternativas como iluminação e ventilação naturais, bem como pelo aproveitamento da água da chuva, paisagismo e painéis solares. Essas e outras pequenas opções sustentáveis, além de beneficiar o meio ambiente, também podem contribuir  para a redução de custos ao final do mês, principalmente nas contas de água e luz. De acordo com o Estadão, “imóveis que possuem maneiras eficientes de minimizar os impactos ambientais valorizam, em média, de 10% a 30%, segundo cartilha do Ministério do Meio Ambiente (MMA)”.  Confira as dicas:


Painéis Solares


A opção pela instalação de painéis solares contribui muito para a valorização de um imóvel. Apesar de ser uma alternativa ainda considerada cara, se tornou um atrativo na construção civil a algum tempo, uma vez que os benefícios vêm a longo prazo: nas contas de luz com valores reduzidos.


Vegetação nos telhados e paisagismo


Vegetação nos telhados dos prédios, bem como projetos de paisagismo pensados de forma sustentável para edifícios e casas também têm estado entre as prioridades dos novos consumidores,além de proporcionar bem estar e harmonia com a natureza, deixam os ambientes mais aconchegantes e bonitos.  


Reuso da água da chuva


Para além dos espaços individuais de um imóvel, assim como o paisagismo, as possibilidades do aproveitamento da água da chuva complementam esse movimento sustentável na construção civil, uma vez que é possível utilizar a água reaproveitada para higienizar áreas comuns dos imóveis, como garagens, plays, abastecimento das descargas, regar as plantas, etc.


Essas alternativas que aliam bem estar, economia doméstica e cuidados com o meio ambiente, apesar de ainda não dominarem os projetos da construção civil, já estão muito presentes nas opções e prioridades de novos e antigos consumidores. Inovação e sustentabilidade “caminham” juntos nesse processo que prioriza bem-estar, conforto, qualidade de vida e respeito à natureza.


Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com um amigo (a).

 

 

Leia tambem

Crédito Imobiliário cresceu 78% nos primeiros meses de 2021
Dicas para Comprador 12/04/2021
Crédito Imobiliário cresceu 78% nos primeiros meses de 2021

Confira os dados sobre créditos imobiliários atualizados e as Dicas Cema para quem pretende financiar o seu primeiro imóvel neste momento.