facebook_pixel Crédito Imobiliário cresceu 78% nos primeiros meses de 2021 - Cema Imobiliária
< VOLTAR Dicas para Comprador

Crédito Imobiliário cresceu 78% nos primeiros meses de 2021

12/04/2021

Crédito Imobiliário cresceu 78% nos primeiros meses de 2021

Aqui na Cema acompanhamos todas as atualizações do mercado imobiliário para manter você sempre atualizado quanto aos melhores momentos e oportunidades para o tão aguardado investimento imobiliário. Afinal, é importante você ficar por dentro das atuais situações e perspectivas do mercado imobiliário.

Pensando nisso, seguem alguns dados que podem ajudar nas escolhas e decisões de quem está avaliando as possibilidades para a venda de um imóvel ou para quem está planejando fazer a compra do apartamento ou casa que esperava. 

 

Pandemia e Mercado Imobiliário

 

Por um lado, apesar de estarmos vivenciando uma pandemia desde 2020, e a economia caminhando a passos lentos, “Em 2020, tendo em vista os efeitos adversos da pandemia de Covid-19, o PIB (Produto Interno Bruto) caiu 4,1% frente a 2019, a menor taxa da série histórica, iniciada em 1996”- dados do IBGE. A boa notícia é que os financiamentos imobiliários atingiram, no último mês de janeiro, o maior volume nominal mensal registrado em um mês de janeiro na série histórica, iniciada em 1994. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). ** Fonte  G1

Segundo informações da Associação, via G1, os financiamentos atingiram R$ 12,29 bilhões no último mês, representando um aumento de 72% em relação ao mesmo período de 2020, quando somaram R$ 7,14 bilhões.

“Em comparação com dezembro, quando tradicionalmente os números são maiores, o resultado de janeiro de 2021 foi 29,7% menor. Já no acumulado dos últimos 12 meses, iniciando por fevereiro de 2020, o montante financiado foi de R $129,12 bilhões, alta de 59,9% em relação ao mesmo período do ano anterior” .** Fonte G1

 

Dicas Cema

 

E para quem está pensando em também fazer parte desse contexto, e financiar  o seu primeiro imóvel, relembramos algumas dicas Cema que podem ser muito úteis neste momento. Afinal, adquirir o primeiro imóvel é também uma grande responsabilidade e pode se tornar uma dor de cabeça se não for realizado com  organização, informação e estratégia. A orientação de uma imobiliária com corretores especializados, como a Cema, se torna fundamental para que o processo seja realizado de maneira tranquila e segura.  

 

Confira,  abaixo,  5 dicas para você comprar seu  imóvel sem surpresas e dificuldades. 

 

Conheça o seu potencial de compra

É primordial ter um planejamento financeiro adequado, pois além do valor do imóvel, será preciso ter dinheiro também para o pagamento de impostos e documentações. Se optar por financiamento, reserve uma quantia de no mínimo 20% do valor para dar de entrada, entenda também se as parcelas cabem no seu bolso. Elas não devem ser maiores do que 30% da sua renda.

 

Defina quais características são importantes para você

Entenda suas necessidades. Você precisa de um local com ampla oferta de transportes? Se incomoda fácil com barulhos? Há necessidade de uma área externa ou infraestrutura no condomínio? Possui carro e precisa de garagem? Sol da manhã ou da tarde?  Lembre-se que acima de tudo é sua qualidade de vida que está em jogo. 

 

Analise a documentação 

Esteja atento à documentação, especialmente se você for comprar um imóvel usado. É altamente recomendado que você tenha a assessoria de uma imobiliária ou de um advogado para a segurança jurídica do negócio.

 

Negocie o preço

Estude o mercado e negocie preço. Pesquise sobre os valores de imóveis com características e localização próximas ao que você deseja adquirir. Sabia que 99% dos casos há margem de desconto? Ou seja, não deixe de fazer uma proposta e negociar. Ambas as partes precisam sair satisfeitas. 

 

Escolha um corretor ou imobiliária de confiança 

Corretores e imobiliárias sempre estão com as melhores ofertas nas mãos. Através deles, você terá acesso a uma consultoria profissional e personalizada de forma gratuita, já que esse custo é pago pelo proprietário do imóvel. Clique aqui e entre em contato conosco. Teremos enorme prazer em lhe ajudar a realizar esse sonho. 

 

Após todas essas dicas, que tal conhecer nossos imóveis disponíveis? Aposto que você já está se imaginando no seu imóvel próprio! Siga nosso blog para mais dicas como essa.

Leia tambem

Descubra como a adoção de alternativas sustentáveis têm deixado os imóveis cada vez mais valorizados
Dicas para Comprador 05/06/2021
Descubra como a adoção de alternativas sustentáveis têm deixado os imóveis cada vez mais valorizados

Na semana do Meio Ambiente  não podíamos deixar de ressaltar a importância das opções por construções sustentáveis e imóveis alinhados às questões ambientais. Confira as dicas Cema.