×

Decoração

Cozinha compacta, gosta? Confira as dicas para montar uma com estilo e funcionalidade

Seu imóvel é pequeno e gostaria de deixar a cozinha mais funcional e aproveitar ao máximo o espaço, sem deixá-lo com a impressão de que está tudo tumultuado? Selecionamos algumas dicas para te auxiliar nessa empreitada de estruturar uma cozinha mais compacta, cheia de estilo e personalidade. Como se trata de ambientes pequenos, listamos as seguintes prioridades: organização, planejamento e decoração na medida certa. 

 

Móveis planejados

Os móveis planejados são, certamente, as melhores opções para estruturar uma cozinha compacta, mas se não for o seu caso, alguns cuidados com na disposição dos eletrodomésticos, cores do piso, entrada de luz no no ambiente e detalhes na decoração, já podem fazer toda a diferença para deixar o ambiente de preparo das refeições mais funcional e aconchegante. Afinal, para muitos, a cozinha é o melhor lugar da casa, seja ela compacta ou espaçosa. É ali que toda reunião entre amigos e familiares costuma acontecer.

Balcões e bancadas estão super em alta, principalmente quando o assunto é a composição de cozinhas compactas, além de outras utilidades, podem servir tanto para o preparo, como para a realização das refeições. Muitas vezes, podem ser utilizados para dividir a cozinha de outros ambientes como uma sala, por exemplo. 

 

Uma lembrança que pode fazer toda a diferença no momento de planejamento da cozinha é escolher os eletrodomésticos antes de concluir o projeto de planejamento do ambiente e optar por colocar o fogão distante da geladeira, uma vez que possuem temperaturas diferentes e podem se danificar mais facilmente, quando próximos por longo tempo.

 

Otimização da circulação no ambiente

Para facilitar a circulação dos moradores e visitantes na cozinha. Uma outra dica valiosa é optar por portas de correr ou que abram para cima nos armários da cozinha. Esse aproveitamento vertical pode deixar tudo mais funcional e confortável para todos os integrantes da casa. Boa dica, concorda?

 

Iluminação do ambiente

 

Como já falamos outras vezes aqui no Blog Cema, valorizamos a iluminação natural nos imóveis e em uma cozinha compacta muito mais, uma vez que pode deixar o ambiente com a impressão de mais amplitude e mais aconchegante. Mas no caso de não haver janelas ou outro recurso para a entrada de luz natural, conjuntos de luzes artificiais podem ser boas opções também.

 

Decoração, praticidade e estilo

 

Os nichos, vasinhos de ervas e temperos, e até mesmo  utensílios de cozinha são ótimas opções para a decoração de cozinhas compactas. Os suportes aéreos também podem ser incluídos na lista. Mesas dobráveis e banquetas, ao invés de cadeiras podem ser sinônimo de funcionalidade e conforto nesse estilo de ambiente.

 

Pisos e revestimentos

Para os pisos, as sugestão é que não sejam muito claros, o off-white pode ser uma boa escolha, uma vez que não realça tanto os resquícios daquela sujeirinha ou gordura presentes em determinados momentos na cozinha.

Os revestimentos nas paredes ou bancadas, podem vir para deixar o ambiente mais aconchegante e até mesmo mais atraente e cheio de estilo.  

Gostou das #dicascema? Compartilhe com um amigo e continue acompanhando nossas novidades e dicas por aqui.

 

 

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!