×

Para proprietários

Cinco dicas para fotografar seu imóvel para venda ou locação

Diversos fatores contribuem para que você consiga o retorno desejado no mercado imobiliário, seja para vender ou alugar seu imóvel. As características dele, como suas dimensões, a localização, a iluminação, a ventilação e vários outros aspectos são, claro, fundamentais para fechar negócio.

 

Mas atualmente, já que uma parte substancial dos anúncios de imóveis é feita on-line, outro ponto crucial é produzir boas fotografias dele, aumentando as chances de venda ou aluguel. 

 

Você não precisa ser fotógrafo profissional ou ter um equipamento técnico para conseguir fotos de boa qualidade. Basta ter uma câmera ou um smartphone que produza imagens em alta resolução (disso não dá para abrir mão). Quanto mais nítidas e maiores forem as fotografias, mais detalhes as imagens poderão mostrar ao comprador ou inquilino em potencial. 

 

Separamos aqui cinco dicas quentíssimas para você mesmo fotografar seu imóvel e torná-lo mais atraente para o mercado imobiliário.

 

1 – Fotografe muito e em todos os ângulos

 

Quando estiver anunciando imóvel, ponha-se no lugar de quem está a procura de um para comprar ou a lugar. O que você gostaria de ver? Provavelmente o máximo possível sobre o lugar: todos os cômodos, inclusive garagem, fachada, corredores… Tenha isso em mente, não tenha pressa e faça muitas fotos, que mostrem o imóvel em todo seu potencial. É muito melhor ter várias imagens e poder escolher as que mais atendem às suas necessidades do que ficar sem opções.

 

2 – Boa iluminação é fundamental

 

A luz natural  é a melhor amiga da fotografia e no nosso caso, também destaca a luminosidade e incidência de sol dos imóveis. A luz da manhã é a melhor para fotografia, mais pura e plástica.  Caso precise fotografar à tarde ou ao pôr do sol, cuidado com as sombras, que podem atrapalhar a visão do cômodo. Também não se posicione contra a luz, o que tira a visibilidade. Evite fotografar à noite, porque a luz artificial requer mais cuidados para que a imagem final fique boa, exigindo tratamento minucioso em aplicativos ou programas de edição. 

 

3 – Use a criatividade

 

Quando navegamos por um anúncio de imóvel, queremos detalhes sobre cada cômodo: o tamanho dos quartos, a luminosidade da sala, o piso do banheiro, a funcionalidade da cozinha e da área de serviço, enfim, características fundamentais. Mas não se prenda só ao trivial: mostre a vista das janelas, um acabamento em gesso, armários embutidos, enfim, valorize o que seu imóvel tem de diferencial. (Acredite: as pessoas se ligam muito nestes detalhes!)

 

4 –Cuidado com o ângulo em que se fotografa

 

A imagem deve ser feita na mesma altura do olhar de quem está vendo o imóvel, ou seja, sem fotografar de cima para baixo ou de baixo para cima. Assim, você mantém perspectiva do olhar e evita distorções dos tamanhos e proporções do imóvel, e dá uma experiência mais real ao comprador ou inquilino que estiver vendo as imagens.

 

5 – Organize o local

 

Se o imóvel estiver mobiliado ou ainda com moradores, não fotografe bagunça em hipótese alguma! A ideia é sempre que a pessoa que vê o anúncio possa se imaginar mudando para lá. Além de fazer uma boa faxina, alinhe os móveis (caso haja)  e recolha objetos espalhados. Isso vale também para materiais de reforma ou pintura, as fotos precisam passar a ideia de que o lugar está prontinho para receber os novos moradores!

 

Bônus: Quando for publicar as imagens, imagine que o interessado está conhecendo o imóvel, publicando as fotos na sequência em que você gostaria que os cômodos fossem mostrados. Comece pela parte interessante e conquiste logo na primeira foto!

 

Curtiu as dicas? Todos os proprietários que têm imóvel para locação ou venda na Cema possuem um serviço de fotografia imobiliária profissional 100% gratuito! 

 

Alugue ou venda já o seu imóvel, converse com a gente!

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!