×

Decoração

5 estilos de decoração para sua casa que estão em alta

O interesse pela decoração cresceu muito nos últimos anos, percebemos que existem cada vez mais lojas de departamentos focadas nesse segmento e o número de conteúdos sobre o assunto aumenta cada vez mais. 

Neste período de pandemia, em que estamos a maior parte do tempo em nossas casas, a necessidade por mudanças ficou ainda maior. Muitas pessoas precisaram organizar um cantinho para home office, outras enjoaram da decoração atual e algumas até mesmo se deram conta de que nunca haviam dado atenção para o tema e resolveram por a “decor” em dia! 

Se você está renovando um ambiente, reformando ou até mesmo começando a montar sua casa agora, conhecer os estilos de decoração que são tendência, pode ser um bom começo para se inspirar. E ao mesmo tempo, uma “viagem” curiosa e interessante nesse processo de entender a particularidade de cada um deles. 

Afinal, um ambiente aconchegante, confortável e bonito, pode fazer toda a diferença na harmonia da casa, concorda? Além disso, pensar projetos de decoração sustentáveis, também integram essa lista – combinando funcionalidade e durabilidade de objetos e móveis. E claro, entender as suas necessidades é um dos principais pontos na escolha da decoração da sua casa. 

Assim, separamos 5 estilos que estão em alta para você escolher o que mais combina com você e já colocar a mão na massa!

 

Decoração industrial

O estilo industrial ganhou espaço na década de 50 em Nova Iorque quando os galpões e armazéns ocupados antes por indústrias começaram a se tornar residências. Nesse estilo prevalece o uso de tubulações hidráulicas e elétricas aparentes, além do uso de metais, madeiras e principalmente o concreto. Você já ouviu falar no famoso “piso de cimento queimado”? Pois é, ele é super usado no estilo industrial. 

Como tem origem nos galpões de Nova Iorque, é comum nesse estilo que a casa tenha espaços integrados, como loft, e com mobílias ou revestimentos determinando o limite de cada cômodo. As cores escuras prevalecem, mas a presença de detalhes em cores fortes e a grande entrada de luz natural, vinda das grandes janelas, dão vida aos ambientes.

 

Decoração Escandinava

A decoração escandinava é a queridinha do momento! Como o próprio nome diz, tem origem nos países nórdicos da Europa e propõe a criação de ambientes confortáveis e aconchegantes. 

A predominância é de linhas retas e tons brancos nas paredes e móveis. Madeiras, normalmente em tons claros, “aquecem” o ambiente. Mantas, almofadas e tapetes mais encorpados trazem o aconchego para os cômodos, enquanto plantas e quadros com molduras contrastantes deixam o ambiente mais pessoal e cheio de estilo. 

A combinação dos tons de madeira clara, com o verde das plantas e tecidos em tons pastéis é linda! Sem dúvida, é um ambiente muito acolhedor, daqueles que dão vontade de passar o dia em casa com pipoca e filme. 

 

Decoração Rústica 

Normalmente utilizado em casas de campo, a decoração rústica tem um visual mais orgânico, contando com muito uso da madeira e fibras naturais. Mas não se engane, rústica não é sinônimo de bruta. Esse estilo traz muito conforto e aconchego ao ambiente.

O desgaste provocado pelo tempo na madeira é um dos protagonistas desse estilo. Os móveis mais antigos e peças artesanais nos fazem lembrar das casas dos avós e dos momentos de reunião com a família.  Tapeçaria em palha, adornos em vime e vasos de cerâmica, dão um toque especial nos cômodos. 

Mantas, almofadas e colchas são usadas em cores vibrantes e com estampas chamativas. No estilo rústico você deve usar e abusar de relíquias de famílias, móveis garimpados e itens comprados em viagens! Eles dão charme e personalidade na sua decor. Não sei você, mas já consigo sentir o cheirinho do café fresquinho e do bolo que acabou de sair do forno! 

 

Decoração Minimalista 

Minimalismo atualmente é mais até do que um estilo de decoração, muitas pessoas o adotam como estilo de vida. Mas você sabia que a origem remete a um momento de bastante sofrimento da humanidade? Após a segunda guerra mundial, as famílias precisaram recompor suas vidas, mas não tinham recursos financeiros para usar na decoração de suas casas, por isso, optaram por utilizar apenas o necessário para uma casa. 

Menor uso de mobílias e ornamentos não precisa significar menos elegância, por isso é super importante que cada detalhe seja pensado para ser funcional e ao mesmo tempo sofisticado. 

Superfícies lisas e polidas dão um ar leve ao ambiente, ao mesmo tempo que cores frias e neutras valorizam a iluminação natural proveniente de amplas janelas. Ornamentos com cores vibrantes trazem calor aos espaços. 

 

Decoração Contemporânea

O estilo contemporâneo surge na segunda metade do século XX com a proposta de aliar simplicidade e estilo. Nessa decoração tudo é modesto, direto e funcional, mas não se engane, a personalidade não é deixada de lado. 

Formas geométricas, cores e texturas produzem um ambiente com uma pegada mais divertida. O artístico e o funcional se complementam. O brilho vem do vidro, da madeira laqueada e da pedra polida. 

Apesar da base da decoração contemporânea ser o cinza, o branco e o creme, cores como amarelo, magenta e verde complementam e alegram o ambiente. As mobílias normalmente são mais baixas, concentrando o volume próximo ao piso e deixando as paredes mais livres.

 

Não existem regras na hora de decorar sua casa! Explore nossas dicas e crie o ambiente mais confortável e que mais te agrade. Uma pedida é ousar e misturar os estilos, assim você consegue extrair o que preferir de cada um deles, criando uma personalidade própria. 

 

Você sabia que as plantas também são uma super tendência na decoração? Veja aqui nossas dicas das melhores plantas para se cultivar em seu apartamento.

 

Planeje tudo antes de ir às compras, assim você evita compras desnecessárias. 

E sabe o melhor de tudo? Não é preciso ser proprietário para colocar em prática essas dicas. Sendo inquilino, você pode pintar as paredes, renovar os móveis e usar as dicas das plantas. Aproveite e veja esse apartamento disponível para aluguel

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas de casa e decoração! 

Artigos mais lidos

Copyright 2024 Cema Imobiliária - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Estamos aqui para te ajudar!